Se você está enfrentando dificuldades para vender seus produtos de utilidades domésticas, saiba que isso pode estar acontecendo por diversos motivos, desde pouca visibilidade até estratégias que não são muito eficazes. A verdade é que não basta apenas ter bons produtos, é preciso saber divulga-los e promove-los de forma estratégica para alcançar os consumidores e convencê-lo de que os seus produtos são extremamente necessários. Criar certa urgência de compra.
Lojista, aqui nesse artigo, você vai entender os principais desafios das vendas de utilidades domésticas e aprender estratégias para aumentar sua visibilidade, engajar os seus clientes e aumentar as suas vendas. Vamos lá?
Falta de visibilidade e exposição adequada
Se o cliente não sabe que o produto está a venda, ele não vai compra-lo.

- AGRUPE PRODUTOS DE FORMA LÓGICA
Organize os produtos por categorias ou funções para facilitar a experiência do cliente. Por exemplo, itens como cortinas de box, varões para cortina e tapetes impermeáveis e antiderrapantes devem estar agrupados na seção de banheiro.
Outra estratégia eficiente é montar kits promocionais, que podem ajudar a atrair mais clientes. Para isso, combine produtos com pouca saída no estoque com itens mais procurados. Dessa forma, você movimenta mercadorias paradas, recupera o investimento e libera espaço para novas compras, incluindo produtos em alta, lançamentos e tendências do mercado.
Aqui na PERFETTO, estamos sempre lançando novos produtos para trazer as melhores novidades para você!
- COLOQUE PRODUTOS EM PRATELEIRAS AO NÍVEL DOS OLHOS
Por ter maior visibilidade, produtos posicionados ao nível dos olhos são os primeiros a serem notados, aumentando a chance de serem escolhidos. Afinal, uma coisa que precisa ser levado em consideração é que as pessoas tendem a pegar o que está mais próximo e acessível, sem precisar se abaixar ou esticar demais.
Má gestão do estoque
Às vezes o produto não vende porque está “escondido” no estoque, ou não está sendo bem posicionado na loja.

Uma má gestão de estoque pode impactar diretamente suas vendas e o fluxo de mercadorias. Produtos mal organizados ou escondidos nas prateleiras acabam não sendo vendidos, gerando acúmulo de itens parados e até prejuízos.
Aqui na PERFETTO, sabemos que a disposição dos produtos faz toda a diferença! Por isso, recomendamos que você como lojista faça campanhas como “Últimas Unidades” para incentivar as compras e evitar produtos empacados e ajuste compras conforme sazonalidades e tendências do mercado.
Preço inadequado
Colocar um preço alto pode tornar o produto pouco competitivo, enquanto um preço muito baixo pode passar a impressão de baixa qualidade.
Por isso, pesquise a concorrência e ajuste sua estratégia. Se o preço for muito superior ao dos concorrentes sem justificativa clara, os clientes podem optar por alternativas mais acessíveis e desistir da compra na sua loja.
Em contrapartida, muitos consumidores associam preços baixos a baixa qualidade, levando a rejeição do produto por gerar desconfiança.
Dicas para definir um preço adequado:
- Analise os custos: O preço deve cobrir custos diretos e indiretos e ainda gerar lucro.
- Pesquise o mercado: Compare preços dos concorrentes e entenda as expectativas dos clientes.
- Considere a percepção de valor: Se o produto oferece um diferencial relevante, o cliente pode aceitar pagar mais.
- Teste e ajuste: Monitorar a aceitação do preço no mercado e realizar ajustes estratégicos pode ser essencial para encontrar o equilíbrio.
Para ajudar você a otimizar suas vendas e garantir que seu estoque sempre tenha a atenção que merece, conte com a PERFETTO!
Estamos aqui pra oferecer as melhores soluções para a sua loja de utilidades domésticas, com dicas, estratégias e produtos que fazem a diferença.